Sessão 1: 19:30 às 21:30 (Horário de Brasília)
Nesta edição o evento será online por meio da plataforma Google Meet, onde serão oferecidos 27 minicursos especialmente preparados para você. Para inscrição no minicurso, você deverá optar por apenas uma atividade em cada horário. Lembramos que as vagas SÃO LIMITADAS e as inscrições SÃO GRATUITAS, podendo ser realizadas até dia 05 de novembro de 2020, antes do início dos minicursos.
Seguem abaixo as opções de minicursos que ocorrerão na Sessão 1, com inicio as 19:30 (horário de Brasília) (18:30 horário de Mato Grosso do Sul). Não perca essa oportunidade! Faça sua inscrição agora.
Fernanda Monteiro Rigue
Minicurso: Uma genealogia da Formação Inicial de Professores no Brasil
Descrição: este minicurso visa apresentar as forças que concorreram para o aparecimento da Formação Inicial de professores no Brasil. O principal interesse é delinear a emergência da Formação Inicial dos professores no Brasil e como chegamos a pensá-la como pensamos hoje. Em termos epistêmicos e metodológicos, o minicurso opera com o conceito de genealogia, proposta pelo trabalho de Michel Foucault, o qual se inspira nos conceitos de proveniência e emergência pensados por Friedrich Nietzsche. O minicurso organiza-se pela via da apresentação de livros-blocos (CORRÊA, 2006) – e tem como inspiração os achados da tese de doutoramento de Rigue (2020).
Mini Currículo: Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2020). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha (2015).
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http://lattes.cnpq.br/1520364228695308 |
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https://youtu.be/PYcrKCAnOtA |
Alisson Gaspar Chiquitto
Minicurso: Ferramentas online e gratuitas para otimizar o seu dia-a-dia
Descrição: Papel, caneta e impressoras? Download e instalação de softwares no seu computador? Neste minicurso serão abordados algumas ferramentas digitais, online e gratuitas capazes de otimizar o nosso tempo, seja como docente, coordenador, estudante, empreendedor, ou qualquer outra atividade.
Mini Currículo: Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web, e MBA em Gerenciamento de Projetos e Governança de TI. Tecnólogo em Desenvolvimento de Software pela Universidade Paranaense(2007). Possui experiência na área de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas e Serviços para Internet. Atualmente sou coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e professor de unidades curriculares Computação/Programação/Web/Mobile no IFMS campus Naviraí. Já atuei como Desenvolvedor de Aplicações/Serviços para Internet, e em universidades particulares em disciplinas relacionadas a Desenvolvimento de Sistema para Internet.
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http://lattes.cnpq.br/6062023075074006 |
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https://youtu.be/dAdXrBDzAXA |
Leonardo Petrilli
Minicurso: Os desafios do desenvolvimento em um ambiente de mineração: um olhar sobre Carajás/PA
Descrição: O minicurso apresentará o histórico de abertura da Amazônia para a instalação de atividades industriais, especialmente a mineração e criação de um polo siderúrgico no sudeste do estado do Pará, região de Carajás, região que possui diversos municípios mineradores. A partir disso, serão apresentados dados que evidenciam a geração de riquezas (PIB) dessa atividade e os indicadores sociais, propiciando uma reflexão acerca do desenvolvimento econômico e local.
Mini Currículo: Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2010), especialização em Gestão Florestal (2013) e em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (2015), mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2019). Quanto às experiências profissionais, trabalhou com grandes culturas, silvicultura e ILPF na Fazenda Fortaleza de Santa Terezinha Agricultura e Pecuária LTDA ( 2010 a 2012), e com produção de hortaliças, mudas nativas, ornamentais e frutíferas na Prefeitura Municipal de Paraty (RJ), e com extensão rural junto a agricultores familiares (2013 a 2016). Desde 2016 ocupa o cargo de Professor EBTT no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) – campus Naviraí, onde atuou como Coordenador do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais (2017 a 2018). Tem experiência na área de Agronomia com ênfase em horticultura, zoneamento agroclimático, extensão rural, cultivo em ambiente protegido e hidroponia. Atualmente é Coordenador do curso de Agronomia do IFMS – campus Naviraí.
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Tânia Regina Zimmermann | Ilsyane do Rocio Kmitta |
Minicurso: Ecocidadania: educação ambiental e a construção de sociedades sustentáveis
Descrição: Neste mini-curso propomos debates, discussões, pesquisas e estudos que trazem para o centro do debate científico a problemática ambiental, para além de um conjunto de temáticas de preservação ambiental, como também da preservação da vida e qualidade de vida das diversas comunidades e territorialidades em sua abrangente biodiversidade.Aspectos que fazem reforçar a importância da educação para a cidadania, com sensibilidade e percepções voltadas para o meio ambiente, visando uma participação ativa na sociedade civil, atuando com respeito aos próprios direitos como de toda sua comunidade, seja ela local ou planetária. Como pessoas que ampliam e acolhem as relações humanas intra e interpessoais e a natureza de modo sustentável, valorizando o ecossocial. A Educação Ambiental quando bem trabalhada, estabelece uma conexão do saber com essas sensibilidade, propiciando mudanças pessoais, erigindo atitudes que abrangem os valores da cidadania e no trato com meio ambiente, gerando o que chamamos de ecocidadania, contribuindo para uma qualidade de vida satisfatória, saudável, equilibrada e sustentável. Ainda não atingimos um grau satisfatório, em todas as instâncias quando falamos de Educação Ambiental, posto que se pressupõe que a medida em que esta seja colocada em prática deve propiciar mudanças profundas que trazem consequenciais sociais. O objetivo do professor/a deve ser desenvolver atitudes críticas e posturas participativas mediante as problemáticas cotidianas que trazem em seu bojo questões relevantes para trabalhar o meio ambiente no despertar das percepções e dos sentidos. Estudos e pesquisas devem agir como despertadores que impulsionam e elevam os graus de curiosidades, criatividade e compromisso social mediante temas que exigem permanente atualização.
Mini Currículo: Tânia Regina Zimmermann –Graduado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com créditos concluídos pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) e estágio de pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no curso de História e no Mestrado em Educação. É integrante do grupo de pesquisa: Teoria, metodologia e interpretações na História e Historiografia no Brasil. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: violência, mulheres, relações de gênero, ensino de história, intersubjetividades e literatura.
Ilyane do Rocio Kmitta – Graduada em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007), graduação em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1996), Mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2010) e Doutorado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (2016). Integrou o grupo de pesquisa “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de História -GEPEH/UFMS ” (2017-2019). Integra o grupo de pesquisa “Fronteira Sudoeste: política, economia, identidades e representações” e atua como docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Atualmente integra a coordenação do GT de História Ambiental da ANPUH Nacional (gestão 2019-2021). Tem experiência na área de História Regional e do Brasil, com ênfase em História Cultural, Ambiental e História Oral atuando principalmente nos seguintes temas: Pantanal; memória; sociedade, natureza e cultura.
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https://youtu.be/lw1BNpRPBkI |
José Carlos de Jesus Lopes
Minicurso: Cidades Sustentáveis e Inteligentes
Descrição: Possibilitar os alunos participantes do Congresso o contato com novos modelos de cidades ou de aglomerações urbanas, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Organização das Nações Unidas.
Mini Currículo: Professor do Magistério Superior Federal (Associado I), lotado na Escola de Administração e Negócios (ESAN), da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MADE), pela UFPR-PR, Curso do Programa de Mestrado em Teoria Econômica, pela UEM-PR, Curso de Especialização Lato Sensu, em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela UCSAL-BA. Possui os títulos de Bacharel em Ciências Econômicas, pela UCSAL-BA e em Administração, com habilitação em Comércio Exterior, pela FECEA-PR. Atualmente, está reconduzido à função de Direção da ESAN/UFMS. Líder de Grupo de Pesquisa CNPQ “Dinâmica Evolutiva das Organizações Humanas”. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/ESAN/UFMS) e do Mestrado Profissional em Eficiência Energética e Sustentabilidade (PPGES/FAENG/UFMS), ambos cursos na modalidade presencial da UFMS.
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http://lattes.cnpq.br/8616125181612574 |
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https://youtu.be/0p4jDETpLzc |
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Vanessa Martins | Andrea Duarte de Souza Correa Leite |
Minicurso: Internacionalização de carreiras e as competências do séc. XXI
Descrição: O momento atual marcado por grandes incertezas, complexidades, vulnerabilidades e ambiguidades requer das pessoas e organizações maiores níveis de competência no mundo todo. A globalização é um fenômeno presente, que traz inúmeras oportunidades e também desafios que não podem ser ignorados, até porque os grandes problemas hoje enfrentados pela humanidade tem magnitude mundial, como por exemplo a pandemia Covid-19, as mudanças climáticas e a exclusão social. Será somente atuando em nível global que vários desses desafios poderão ser equacionados. Assim, as organizações dos mais diversos segmentos e tamanhos e as pessoas enquanto profissionais nas suas diversas funções e carreiras precisam cada vez mais se capacitar para encontrar soluções novas para antigos problemas, assim como aproveitar as oportunidades que o mercado global proporciona. O minicurso proposto visa discutir o rol de competências que os profissionais precisarão desenvolver para desempenhar as suas funções frente aos desafios da atualidade, especialmente aqueles que pretendem buscar uma carreira de sucesso internacional.
Mini Currículo: Vanessa Martins – Mestre em Administração de Empresas (2014), pela Universidade Metodista de São Paulo, Especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional pela mesma instituição (2008). Bacharel em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2002). Foi Ambassador Scholar, pela Fundação Rotaria Internacional quando atuou nos EUA como representante do Brasil nos anos 2003 e 2004. Trabalhou na área de Gestão de Pessoas em empresas de diversos portes e segmentos. Atualmente é coordenadora do escritório para cooperação internacional da Universidade Metodista de São Paulo e professora universitária ministrando temas sobre gestão estratégica de pessoas.
Andrea Duarte de Souza Correa Leite – Doutoranda em Psicologia da Saúde (2018), Mestre em Administração (2003) e pós-graduada em Administração em Gestão da Qualidade (1995) pela Universidade Metodista de São Paulo, Bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades São Marcos em 1989. Mais de 13 anos de vivência na docência do ensino superior, como professora associada em cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância. Experiência na gestão acadêmica, tendo atuado como coordenadora de cursos, na modalidade presencial e a distância, tais como Bacharel em Administração, Administração em Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. Coordenadora de Projetos de Extensão e Internacionalização na universidade Metodista de São Paulo. Atuação como coordenadora da Escola Metodista de Educação Corporativa – EMEC, realizando projetos e parcerias para o desenvolvimento de cursos de aperfeiçoamento, modelos de aprendizagem participativa e colaborativa. Certificação APD – Apple Professional Development – Certificação para implantação de projetos de Educação com suporte tecnológico para colaboração participação e pesquisa para aprendizagem. Participação em grupos de pesquisa no programa de pós-graduação stricto sensu de Administração da Universidade Metodista de São Paulo Atuação docente na graduação, em cursos da área de Gestão e Negócios e na pós-graduação Lato Sensu, nas áreas de Gestão Empresarial, Marketing, Gestão Hospitalar (Hospital Emilio Ribas) e Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas. 32 anos de vivência profissional como executiva na área de Gestão de Pessoas em organizações de grande porte.
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https://youtu.be/7liHZXdGjRM |
Karoline Ferreira Kinoshita Goes
Minicurso: Detalhes que fazem a diferença no mercado de trabalho: dicas para elaborar um bom currículo e obter sucesso em entrevistas de emprego
Descrição: Com a taxa de desemprego batendo recorde no Brasil, chegando a 14 milhões de pessoas desempregadas, é cada mais vez desafiador conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Um bom currículo, bem escrito, com informações claras e realmente necessárias e adaptado às exigências da vaga pretendida pode ser a diferença entre despertar a atenção do recrutador e ser convidado para uma entrevista ou ter seu currículo engavetado. E conseguir participar de uma entrevista já é um grande passo, mas o que pode determinar a conquista da vaga não são somente as respostas dadas ao entrevistador, mas inclui todo processo de preparação para a entrevista e, também, o comportamento adotado após ela. Por isso, o mini-curso “Detalhes que fazem a diferença no mercado de trabalho: dicas para elaborar um bom currículo e obter sucesso em entrevistas de emprego” surge para instruir na elaboração de currículos pessoais e na preparação para participação em entrevistas de emprego.
Mini Currículo:Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (2018), na linha de pesquisa Redes Organizacionais e Inovação; Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE (2013), na linha de pesquisa Inovação; Especialista Lato-Sensu em Gestão de Marketing (2010) e em Gestão de Pessoas (2007) pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena; Possui MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios (2010) e em Liderança e Gestão de Talentos Humanos (2007) pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena; Graduada em Administração – Habilitação em Marketing pela Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena (2004). É Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
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http://lattes.cnpq.br/0351022833734441 |
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https://youtu.be/gJ34MbhRAXQ |
Tatiana Braz Ribeiral
Minicurso: Educação política e construção da cidadania municipal ativa
Descrição: O presente minicurso tem por objetivo apresentar ao cursista uma reflexão acerca da importância da educação política para a transformação social, por meio de uma práxis pedagógica e filosófica ativa. A proposta visa refletir a respeito do tema da educação política e relevância da ampliação do conhecimento sobre as instituições políticas e representativas. A tarefa da educação política e da formação para a cidadania objetiva a construção de um cidadão crítico, participativo e consciente da importância da política no trato dos bens públicos e coletivos. Quanto mais informados, maior importância atribui-se ao voto, maior participação e melhor é a contribuição do cidadão para o amadurecimento da democracia. Os estudos de caso apresentados serão: a Escola do Parlamento, da Câmara Municipal de São Paulo/SP, e o Projeto Câmara Mirim, da Câmara Municipal de Naviraí/MS.
Mini Currículo: Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Ciência Política (UnB). Professora universitária e pesquisadora na área de educação política e direitos políticos comparados.
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http://lattes.cnpq.br/9117968388629546 |
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https://youtube.com/channel/UCdAplUmu_eNL69U5Hcc7pgA |
Ana Graziele Lourenço Toledo | Daniela Althoff Philippi | Leonardo Augusto de Campos |
Minicurso: Como funcionam na prática a Inovação Sustentável e Propriedade Intelectual?
Descrição: As inovações sustentáveis apresentam-se como propostas para situações distintas: obter ou sustentar a vantagem competitiva de uma organização e contribuir para redução do impacto ambiental causado pela ação humana. A propriedade intelectual constitui-se como um incentivo para que ocorram investimentos neste tipo de inovação, contudo, é necessário que o inventor conheça o procedimento para registrar sua solução e usufruir dos direitos concedidos por uma patente. Neste Minicurso os participantes obterão informações de cunho prático sobre como utilizar a inovação sustentável para potencializar a competitividade organizacional, como proceder para efetuar o registro da patente verde e acompanharão como isso ocorreu em uma empresa que desenvolveu soluções sustentáveis para o seu negócio.
Mini Currículo: Ana Graziele Lourenço Toledo – Doutora em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV). Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Técnóloga em Secretariado Executivo Bilingue pela Universidade Braz Cubas (UBC). Pesquisa na área de Estratégia Empresarial (estratégias políticas, empreendedorismo, inovação sustentável) e Gestão Pública. É Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Daniela Althoff Philippi – Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho com estágio doutoral na North Carolina State University, Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na área de Administração da Produção e Operações. Dedica-se especialmente às áreas de Administração da Produção e Operações e Inovação. Os temas de pesquisa abrangem a transferência de tecnologia entre universidade e empresas; inovação sustentável; cooperação tecnológica; Planejamento e Controle da Produção (PCP); modelos de previsão na produção e operações; gestão da qualidade; logística reversa e gestão socioambiental. Docente do Curso de Graduação em Administração e do Curso de Especialização em Gestão de Organizações Públicas e Privadas na Contemporaneidade (UFMS/CPAQ). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Cooperação Tecnológica e Inovação Sustentável (GPCTIS/CNPq)
Leonardo Augusto de Campos – Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialização em Administração Industrial pela Universidade de São Paulo e cursando Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza . Tem experiência na área de Administração da Produção atuando como gestor industrial em empresas nacionais em multinacionais e na docência do ensino superior ministrando disciplinas de Administração Estratégica, Técnicas de Negociação, Teoria Geral da Administração, entre outras no ensino presencial e à distância.
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http://lattes.cnpq.br/3490906997145833 |
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https://youtu.be/I6vo0MMP_OQ |
Eslei Vietro
Minicurso: Desafios da Tecnológica e Educação em tempos de Pandemia: experiências na Itália e no Brasil
Descrição: Objetiva proporcionar uma melhor visualização e obstáculos conquistados e a serem superados no mundo tecnológico. A tecnologia para a educação nos últimos meses se tornou uma ferramenta indispensável, proporcionando um meio direto de comunicação entre professores e alunos. Este minicurso pretende compartilhar com os participantes desafios, técnicas, dicas, sugestões e o principal de tudo, como fazer isso funcionar de uma forma que possa atender todos os objetos educacionais e o real aprendizado. Atualmente a presença virtual nos tempos de Pandemia é uma realidade presente. Tópicos discutidos: i) Plataforma de ensino online; ii) Técnicas de abordagem; iii) Atividades e exercícios para aprendizagem; e iv) Avaliação e exames virtuais.
Mini Currículo: Formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faccar – Faculdade Paranaense. Cursou Engenharia da Computação pela Unopar – Londrina. Pós-graduado em Administração de Redes de Computador pela Faculdade Pitágoras de Londrina. Técnico de Informática na COROL – Cooperativa Agroindustrial de Rolândia por 10 anos. Mais de 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação.
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http://lattes.cnpq.br/2240630323342282 |
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https://youtu.be/3sPs8Pefqvk |
Leandro Blanque Becceneri
Minicurso: Introdução à Demografia: Conceitos e Técnicas de Análise
Descrição: O minicurso tem como objetivo apresentar conceitos básicos sobre Demografia e análise demográfica, possibilitando ao aluno um olhar ampliado sobre os processos da sociedade. Serão abordados os seguintes tópicos: Conceitos básicos de Demografia; Mensuração e análise demográfica; Estrutura da população por idade e sexo; Fontes de dados demográficos.
Mini Currículo: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2010) e em Gestão Pública pela Universidade Metodista de São Paulo (2015). Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2015), com bolsa CAPES. Atualmente, é doutorando em Demografia na Universidade Estadual de Campinas (2016), também com financiamento da CAPES. Tem experiência na área de indicadores sociais, segregação e estudos urbanos. Atua principalmente nos seguintes temas: segregação, pobreza, estratificação social, classe social e metrópole.
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http://lattes.cnpq.br/4780339230848081 |
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https://youtube.com/channel/UCdAplUmu_eNL69U5Hcc7pgA |
Eduardo Luis Casarotto
Minicurso: Logística: a importância das operações de last mile em tempos de pandemia
Descrição: Apresentar e discutir com a audiência as definições, desafios e oportunidades das operações logística de Last mile em um contexto ambiental restritivo como o atual. Last mile em logística se refere a etapa entre o produto pronto no centro de transporte e a entrega “de fato” ao cliente. As operações de Last mile representam uma parcela significativa dos custos logísticos e podem, realizadas adequadamente, ser um fator de fidelização de clientes.
Mini Currículo: Graduado em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2001), Especialização em Gestão de Marketing em Serviços e Varejo (2006), Aperfeiçoamento em Formação Continuada para o Magistério Superior (2009), Mestre em Agronegócios (2013), pela Universidade Federal da Grande Dourados e Doutor em Administração – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Professor Adjunto, Classe C, Nível I na Faculdade de Administração, Ciência Contábeis e Economia FACE da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Dourados, Mato Grosso do Sul. Possui experiência empresarial e docente na área de Administração: Logística, Finanças, Estoque, Marketing (pós-venda), Processos Gerenciais e Produtivos.
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Eimard Gomes Antunes do Nascimento
Minicurso: A coletânea LABGG (Laboratório no Geogebra) para escolas e universidades: apresentação do módulo da função quadrática dinâmica
Descrição: A utilização de recursos tecnológicos na sociedade tem crescido rapidamente nas últimas décadas, sendo valorizado como recursos que favorecem tanto para o ensino como na aprendizagem. A Coletânea LABGG (Laboratório no GeoGebra) surge como um desses recursos com a finalidade de servir como ferramenta pedagógica e tecnológica de apoio para os professores utilizarem em sala de aula, sob uma abordagem construtivista no processo de possibilidades de aprendizagem da Matemática e disciplinas afins. A Coletânea foi organizada numa forma estrutural e com apoio metodológico da sequência de ensino chamada de EDT (Envolvimento Dinâmico com Tecnologia, em desenvolvimento como tese de doutorado) que tem como base teórica o TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), para a aplicação do software livre GeoGebra de forma dinâmica e interativa. Sua operacionalização se efetiva através de módulos de Ensino-Aprendizagem (E^A) relativos aos assuntos prescritos na integração curricular. O minicurso é destinado à formação de docentes do ensino básico, fundamental e superior de várias áreas cientificas. Tem como objetivo, proporciona-los as técnicas de construção, técnicas de programação e animação para a otimização da função quadrática, utilizando o módulo NEF.M903, que representa a terceira experimentação da disciplina de Matemática. Tendo como proposta principal, proporcionar outra forma de ensino e de aprendizagem em um ambiente de caráter laboratorial, pelo qual possibilitará a prática pretendida de uma forma rápida e dinâmica.
Recursos necessários: Software livre GeoGebra Classic 6 (Download , versão online)
Mini Currículo: PhD Student in Education; Educação – Didática da Matemática, Tecnologia e Avaliação da Qualidade Educativa – Universidade de Aveiro – Portugal; Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2012); Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Especialista Microsoft Office User Specialist pela Microsoft (EUA); Técnico em Contabilidade Informatizada; Programador e Analista de Sistemas informatizados.
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http://lattes.cnpq.br/7295789934790113 |
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Ana Carolina Faustino | Luciene Sousa Basso |
Minicurso: Literatura Infantil, Diversidade e Educação Matemática
Descrição: As salas de aula de matemática tem se tornado um espaço de encontro entre as crianças, personagens e conceitos matemáticos através dos “Poemas Problemas”, “Problemas da Família Gorgonzola”, “Problemas Boborildos”, “O Pirulito do Pato”, “Quem vai ficar com o pêssego?”. Os contos de fadas ganham novas versões nas aulas de matemática e proporcionam ricas situações para que sejam elaborados problemas matemáticos e situações investigativas. Porém, olhar para a sala de aula de matemática e a literatura Infantil tendo como inspiração a perspectiva da Educação Matemática para Justiça Social significa preocupar-se com a construção de identidades culturais positivas das crianças e ir além do “Era uma Vez” em que a grande maioria dos personagens possuem um esteriótipo de beleza associado com o ser branco, ter olhos claros e cabelos loiros. Desta forma, este minicurso tem como objetivo criar um espaço de discussão sobre as potencialidades de trazer para as aulas de matemática livros da literatura infantil que abordem questões étnico-raciais que podem ser desencadeadores da elaboração e o desenvolvimento de situações problemas e atividades investigativas nas aulas de matemática. Possibilitando assim, que livros como “A cor de Coraline” e “As Panquecas de Mama Panya” também passem a fazer parte das aulas de matemática, possibilitando assim, o desenvolvimento de práticas que contribuam para a construção de uma sociedade plural, pautada no reconhecimento e na valorização da diversidade.
Mini Currículo: Ana Carolina Faustino – Professora Adjunta, em regime de Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí (UFMS/ CPNV). Lider do TA’ARÕMBY – Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade da UFMS /CPNV. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2005), Especialização em Ética, Valores e Saúde na Escola pela Universidade de São Paulo (2011) e Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Trabalhou seis anos como professora efetiva da Rede Estadual de Educação de São Paulo, dois anos como professora da Rede Municipal de Educação de São Carlos e atuou como formadora do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), coordenado pela UFSCar/São Carlos. Como parte do doutorado, realizou estágio de doutorado no exterior na Rutgers University – Faculty of Arts and Sciences – Departament of Urban Education, Newark , Estados Unidos. É Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na UNESP de Rio Claro.
Luciene Sousa Basso – Graduada em Letras – Faculdades Integradas de Naviraí (2009), Graduação em Pedagogia – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013) e Especialização em Psicopedagogia Abrangência Institucional e Clínica – Univale (2014), Cursando Educação Especial – Ucam (2018). Experiência e pesquisas educacionais na Educação Infantil e Alfabetização. Formadora Local do Programa Pnaic/2017-2018. 7 anos de atuação no Ensino Fundamental e Educação Infantil.
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Candido Jeronimo Flauzino
Minicurso: Saúde mental em tempos de Pandemia pelo Covid-19
Descrição: Por que se passou a falar tanto sobre saúde mental neste período? É exatamente sobre isso que falaremos neste minicurso, da importância de se cuidar da saúde mental, entendida como prevenção aos transtornos mentais. Da mesma forma que tanto focamos hoje na saúde físico através da alimentação, atividades físicas… De que forma poderemos promover também a saúde mental? Não poderemos pensar em qualidade de vida sem estabelecermos a conexão entre saúde física e saúde mental… Chegou o momento de começarmos promover a saúde e não mais apenas a doença – movimento histórico da nossa cultura!
Mini Currículo: Psicólogo – formado pela Universidade Metodista (UMESP) TCC intitulado: “Síndrome de Burnout em Profissionais da Enfermagem – Um Estudo com Profissionais de um Pronto Socorro Municipal“. Especialista em Psicologia Hospitalar e Psico-oncologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Monografia intitulada: “Crônica de Uma Morte Anunciada: O Processo de Morrer na Fala dos Pacientes Oncológicos em Fase Avançada da Doença e seus Familiares“. Mestre pelo IPUSP (Instituto de Psicologia – Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo). Dissertação intitulada: “O que Acontece no Encontro do Médico com a Morte do seu Paciente“. Doutor pelo IPUSP (Instituto de Psicologia – Programa de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo). Tese intitulada: “Século XXI: Morte da Morte? Formação como Possibilidade de Expressão e Ressignificação da Experiência do Médico com a Morte”.
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https://youtu.be/ekqvt0VlIBw |