Sobre o Evento

 

O III Encontro Internacional de Gestão Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN 2019) é um evento concebido e organizado pelo Curso de Administração do Câmpus de Naviraí e pelo Núcleo de Pesquisa em “Gestão, Desenvolvimento e Inovação” (NGDI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com apoio de diversos parceiros. O encontro se materializa como um evento relevante para reunir e integrar não somente a comunidade de Naviraí e região, como também pesquisadores e acadêmicos de instituições nacionais e internacionais no debate em torno dos desafios e oportunidades de desenvolvimento. Ao refletir sobre desenvolvimento, acreditamos que a dimensão deste extrapola o aspecto puramente econômico, na medida em que abarca as esferas científicas, sociais, ambientais e culturais, questões fundamentais para alicerçar um processo de desenvolvimento sustentado, por meio da discussão nos seguintes eixos temáticos:

EIXO 1: Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor

O eixo GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS, PRIVADAS E DO TERCEIRO SETOR abrange os produtos científicos e tecnológicos relevantes à gestão das organizações. Entre seus principais temas contempla conhecimentos relacionados a: Estratégia e Competitividade; Finanças e Contabilidade; Gestão Ambiental; Gestão e Administração Pública; Marketing e Vendas; Comunicação Empresarial; Produção e Operações; Logística; Gestão de Pessoas; Trabalho e Carreira; Responsabilidade Socioambiental Corporativa; Terceiro Setor e Cooperativismo; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Estudos Organizacionais; Empreendedorismo; Governança e Compliance e outros temas correlatos.


EIXO 2: Inovação e tecnologias

O eixo INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS abrange os produtos científicos e tecnológicos de múltiplas áreas do conhecimento, na resolução inovadora de problemas diversos que impactam tanto nas organizações como em toda sociedade. Entre seus principais temas contempla conhecimentos relacionados a: Engenharia e tecnologia; Ciência, tecnologia e inovação; Investigação tecnológica; Sistemas Produtivos; Patentes; Normas técnicas; Gestão da Qualidade; Gestão da Inovação; Inteligência Competitiva; Análise de Dados; Big Data; Data Mining; Inteligência Artificial; Sistemas de Informação; Tecnologia da Informação e Comunicação; Engenharia e Gestão do Conhecimento; Gestão de Projetos; Blockchain; Cidades Inteligentes; Internet das Coisas (IOT) e outros temas correlatos.


EIXO 3: Educação, saúde e sociedade

O eixo EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE abrange a discussão, de maneira transversal ou não, de temas ligados à educação, saúde e sociedade. Contempla conhecimentos interdisciplinares relacionados à educação, saúde e sociedade que problematizem essas relações com o bem-estar social e que reflitam sobre os diversos desafios nessas áreas de conhecimento, tanto em nível internacional, nacional, como regional. O eixo temático visa promover pesquisas que se proponham a discutir novos arranjos sociais, educacionais, de saúde, políticos, econômicos e ambientais visando a construção de uma sociedade mais justa e solidária.


EIXO 4: Desenvolvimento local/regional

O eixo DESENVOLVIMENTO LOCAL/REGIONAL abrange os produtos científicos e tecnológicos de múltiplas áreas do conhecimento, que impactam direta ou indiretamente no desenvolvimento econômico, social e ambiental seja no âmbito local, regional, nacional ou mesmo global. Entre seus principais temas contempla conhecimentos relacionados a: Desenvolvimento Social e Econômico; Sustentabilidade; Economia Brasileira; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Comunicação e Desenvolvimento Regional; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão de Cidades; Agronegócio; Turismo e Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento Rural; Território e desenvolvimento; Processos e experiências de desenvolvimento regional; Conjunturas econômicas; Sistemas Agroindustriais; Bioeconomia e outros temas correlatos.


A realização de mesas redondas, apresentação de trabalhos, mini cursos e mostra de empresas permitirá que acadêmicos de graduação, pós graduação, estudantes do ensino técnico, professores, pesquisadores, profissionais de organizações públicas e privadas, empresários, profissionais da economia informal, ONG’s e outros interessados, realizem um amplo debate sobre aspectos de gestão, refletindo e melhorando suas práticas, com intuito de ampliar o debate sobre seus aspectos, fortalecendo assim, o campo teórico-prático da gestão. O EIGEDIN se configura como uma oportunidade de troca de experiências sobre os principais entraves que impedem o desenvolvimento local e regional, bem como de fomentar a discussão sobre oportunidades e novas alternativas, propiciadas pela interação entre o público, o privado e a sociedade.

Dessa forma, os organizadores do III EIGEDIN convidam a todos para participar do evento, seja como autor com a submissão de artigos, relatos de práticas ou resumos expandidos; ou ainda como ouvinte nas diversas atividades propostas.