Minicursos e Visitas Técnicas
Para se inscrever nas oficinas/minicursos e visitas técnicas oferecidas durante o evento, preencha o formulário de inscrição correspondente à programação desejada. Serão oferecidos 12 minicursos e uma visita técnica.
- Além da inscrição no minicurso/oficina/visita técnica é necessário também se inscrever no evento através do link: https://eigedin.ufms.br/inscricao/
- Atenção, por gentileza, para não se inscrever em mais de uma oficina/minicurso/visita técnica que ocorram no mesmo dia e horário. No caso de inscrições em eventos simultâneos a comissão organizadora se reserva no direito de escolher qual curso o inscrito irá fazer, pois as vagas são limitadas.
- Todos os minicursos e oficinas ocorrerão no dia 12/09/2019. A visita técnica ocorrerá no dia 11/09/2019.
1 – “Desafios de processos seletivos em empresas”
Palestrante: Vanessa Borri (Psicóloga e Empreendedora)
Proposta: O minicurso terá enfoque em processos seletivos, visando desde a elaboração de currículos e a participação em entrevistas seletivas, através de uma abordagem teórica com base em OBM (Análise do comportamento aplicada a Organizações). Contará com utilização de vídeos e práticas, por meio de simulação. Visará proporcionar o desenvolvimento de habilidades para um bom desempenho em processos seletivos.
Horário: 19:00 às 22:30
Vagas: 40
2 – “Startups de Base Tecnológica na Cadeia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”
Palestrante: Prof. Dr. Doneivan Fernandes Ferreira (C3i)
Proposta: O minicurso terá como público alvo estudantes, pesquisadores e professores. O tema envolve a Cadeia de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a área de Empreendedorismo Acadêmico. Será dividido em 3 segmentos: (1) Inovação e Empreendedorismo; (2) Fundamentos das Startups; e (3) o Ambiente atrativo para startups. O tema está fundamentado em: (1) estudos com dados atuais de P&D nacionais e internacionais; (2) experiência acadêmica e corporativa; e (3) nas histórias de sucesso do palestrante e seus ex-alunos na fundação de startups e desenvolvimento de produtos inovadores.
Horário: 19 às 22:30
Vagas: 60
3 – “Organizações Socioprodutivas e Inovação Social: transformando insights em soluções”
Palestrante: Prof. Dr. Geraldino Carneiro de Araújo (UFMS/CPAR)
Proposta: Conceitos e definições sobre organizações socioprodutivas, empreendedorismo social e inovação social, negócios sociais, negócios de impacto e empreendimentos econômicos solidários e dinâmica de cocriação de insights em soluções.
Horário: 19 às 22:30
Vagas: 30
4 – “Elaboração de Custos Agrícolas”
Palestrante: Prof. Msc. Leucivaldo Moraes (IFMS)
Proposta: A gestão de custos em uma empresa rural é uma das principais estratégias que o produtor possui para elevar a margem de lucratividade do empreendimento, visto que lhe permite minimizar os gastos de produção. Neste minicurso serão discutidos os principais aspectos relacionados com a gestão de custos de uma propriedade, enfatizando, principalmente, o processo de cálculo e de análise dos custos de um empreendimento agropecuário.
Horário: 21:00 às 22:30
Vagas: 40
5 – “A profissionalização do(a) cientista social e sua atuação no mercado de trabalho: caminhos possíveis para o exercício da profissão no Brasil”
Palestrantes: Profa. Dra. Tatiana Braz Ribeiral (UFMS) e Profa. Dra. Maria Raquel da Cruz Duran (UFMS)
Proposta: O objetivo do mini curso é apresentar aos (às) estudantes e aos egressos de Ciências Sociais os diversos caminhos que a atuação profissional do(a) sociólogo (a), do (a) antropólogo (a) e do (a) cientista político (a) permitem seguir. As atividades especializadas do(a) cientista social envolvem o conhecimento em problemas estruturais e históricos complexos, em grupos sociais diversificados e na relação entre sociedade e Estado. Os campos profissionais mais conhecidos são aqueles ligados ao exercício da docência, da pesquisa aplicada e da atuação como profissional liberal. Em especial, o mini curso pretende apresentar aos (às) alunos (as) a matriz de atividades do (a) cientista social, sobretudo, em instituições de pesquisa e planejamento, assessorias, consultorias, terceiro setor, quadros em órgãos públicos e privados, além da atividade acadêmica em escolas e universidades. A compreensão acerca da diversidade de atuação na área é importante para que sejam feitas escolhas mais conscientes no campo da profissionalização em Ciências sociais.
Horário: 19 às 22:30
Vagas: 40
6 – “IRaMuTeQ – Um software de análise textual”
Palestrante: Maurílio Barbosa de Oliveira da Silva (Pesquisador/UFMS)
Proposta: Introduzir os participantes no uso do software IRaMuTeQ para análise de material textual. O curso objetiva apresentar os conceitos básicos para a realização de uma análise textual utilizando o software Iramuteq. A análise textual realizada pelos softwares organiza e sintetiza dados qualitativas (resumos, reportagens de jornal, trechos de livros, entrevistas transcritas, etc) e agrupa os em categorias e núcleos temáticos com base nos princípios da análise de conteúdo.
Horário: 19 às 22:30
Vagas: 40
7 – “Sucessão Rural: Desafios e oportunidades”
Palestrante: Profa. Dra. Erlaine Binotto
Proposta: O minicurso pretende discutir a sucessão rural no mundo e no Brasil, os desafios do processo, bem como as oportunidades que podem surgir diante desse contexto.
Horário: 19:00 às 21:00
Vagas: 25
8 – “QGIS Aplicado ao Planejamento e Gestão Territorial”
Palestrante: Msc. Adriano Chaves de França (Prefeitura de Naviraí)
Proposta: A coleta, organização, estruturação e análise de dados espaciais é uma das premissas fundamentais a realização do planejamento e gestão do território, neste âmbito as geotecnologias oferecem instrumentos que permitem o suporte a tomada de decisão de forma segura, transparente e eficaz. Para isso propomos neste minicurso uma introdução ao uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG) QGIS, com o objetivo de conhecer, explorar e aplicar técnicas de geoprocessamento para o planejamento e a gestão dos territórios. Serão efetuadas as operações em ambiente SIG QGIS, como manipulação de arquivos shape file, rasters e alfa numéricos, edição de tabela de atributos, análises espaciais, álgebra de mapas, extração de dados, buffers e confecção de layout de mapas. Será apresentado aos participantes algumas das fontes de dados geoespaciais oficiais do Brasil dentro da INDE (Infraestruturura Nacional de Dados Espaciais) como por exemplo as bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com arquivos de relevância a temática do minicurso.
Horário: 19 às 22:30
Vagas: 30
9 – “Empreendedorismo sem efetividade não gera resultados”
Palestrante: Izael Williams Salgado Fernandes (CRA-MS)
Proposta: Empreendedorismo sem efetividade não gera resultados. Não se pode dizer que é um empreendedor, se não houver um plano a ser seguido com visão de futuro, pensando globalmente e agindo localmente. Empreender sem visão estratégica é como construir uma ponte sem rio. Este minicurso pretende discutir essa necessidade de se efetivar, agir, praticar as ideias e os planos que estão no papel ou na cabeça de vários potenciais empreendedores.
Horário: 19 às 20:30
Vagas: 20
10 – “Análise de políticas públicas: o Planejamento Estratégico Situacional como ferramenta”
Palestrante: Prof. Dr. Élcio Gustavo Benini (ESAN/UFMS)
Proposta: O minicurso pretende apresentar as possibilidades de aplicação do Planejamento Estratégico Situacional como ferramenta de análise prescritiva de políticas públicas. Pretende-se tratar de assuntos como: Introdução ao Planejamento Público, O problema público e política pública, Planejamento Tradicional Normativo e o Planejamento Estratégico Situacional (PES), O vocabulário do PES, Atores sociais e o jogo social, Os quatro momentos do PES: explicativo; normativo; estratégico e; operacional, e Caso para aplicação e reflexão.
Horário: 19:00 às 22:30
Vagas: 60
11 – “Processo constitutivo de uma cooperativa”
Palestrante: Roberto Llano (Sescoop/MS)
Proposta: Este minicurso pretende tratar da construção conceitual de uma cooperativa; Patamares de conexão de necessidade para uma cooperativa; fundamentos do cooperativismo; processo constitutivo de uma cooperativa.
Horário: 19:00 às 20:30
Vagas: 40
12 – “Pobreza, desigualdade e vulnerabilidade social: tensões e desafios para o contexto educacional”
Palestrantes: Prof. Dra. Telma Romilda Duarte Vaz (UFMS) e Prof. Dra. Gesilane de Oliveira Maciel José (IFMS)
Proposta: Contextualização da pobreza no Brasil. Populações em situação de vulnerabilidade social. Visão Social da pobreza versus cidadania. Desafios do professor para lidar com populações em situação de vulnerabilidade social. A complexa articulação do currículo e pobreza na escola. Discriminação social.
Horário: 19:00 às 22:30
Vagas: 40
“VISITA TÉCNICA”
Local: Fiação COPASUL (Naviraí/MS)
Data: 11/09/2019
Horário: 17:00 às 18:30
Vagas: 25