1ª Sessão de Minicursos – Quinta – 21/10 – 18:30 (MS) / 19:30 (BRT)
[bs_label type=”info”]1ª Sessão – 21/10/2021 – 18:30 (MS) / 19:30 (BRT) [/bs_label] [bs_icon name=”glyphicon glyphicon-calendar”]Minicurso 1 – Índice CFA de Governança Municipal: a importância da gestão na promoção do desenvolvimento municipal
Ementa: Apresentar o IGM-CFA à comunidade acadêmica como instrumento de avaliação de desempenho da gestão municipal e orientação para decisões de melhorias futuras (planejamento municipal ou plano de governo), demonstrando como o IGM-CFA pode ser aplicado para: Profissionais de Administração – Diagnosticar e auxiliar tecnicamente os gestores municipais por meio de consultorias. – Gestores municipais – avaliar e entender as necessidades e/ou boas práticas de gestão. – Cidadãos – estimular a participação social, visando maior integração do governo com a sociedade.
– Setor privado – orientar as ações voltadas para o desenvolvimento, alocação de recursos e público-alvo. – Pesquisadores – possibilitar análises e estudos sobre os municípios, estados e regiões brasileiras, identificar boas práticas e os principais desafios.
Público-Alvo: Estudantes de graduação do curso de administração, estudantes de pós-graduação, profissionais do mercado, gestores públicos municipais.
Com: Marcelo Gomes Soares: http://lattes.cnpq.br/1311105182208968
Vagas esgotadas. Visite o site do 5º EIGEDIN e se inscreva nos minicursos disponíveis.
Minicurso 2 – Como usar Metodologias Ágeis em Gestão de Equipes e Projetos
Ementa: Garantir uma entrega coerente em relação aos objetivos definidos e com uma execução bem-feita é o principal desafio de qualquer projeto. Pensando em maneiras de facilitar esse processo, foram criadas as metodologias ágeis. As metodologias ágeis chegaram com o intuito de resolver processos organizados em etapas de produção muito longas, problemas com definição de entregas, comunicações pobres entre as equipes e o desalinhamento de informações entre o time interno e os clientes ou usuários externos. Neste curso iremos responder as seguintes questões a respeito das metodologias ágeis: O que é? por que usar? quando usar? como compor os times? quais os frameworks mais utilizados? como usar?
Público-Alvo: Estudantes, profissionais do mercado e interessados em melhorar a gestão de projetos e e equipes.
Com: Carlos Américo Perazolo Yamakawa: http://lattes.cnpq.br/7342081479050910
Vagas esgotadas. Visite o site do 5º EIGEDIN e se inscreva nos minicursos disponíveis.
Minicurso 3 – Comunicação Política nos Ambientes Digitais: riscos e oportunidades
Ementa: A comunicação política tem sofrido inúmeras interferências dos ambientes digitais. Por isso, é fundamental, tanto para profissionais de comunicação e marketing quanto para os cidadãos discutir os limites e os riscos à democracia que as novas ferramentas trazem. O objetivo do minicurso é discutir sobre questões técnicas, mas também estimular para que todos possam trazer contribuições no combate às fakenews e na transformação dos ambientes digitais em possibilidades de estímulo à participação política.
Público-Alvo: Estudantes de todos os cursos, profissionais de comunicação, cidadãos em geral.
Com: Kleber Nogueira Carrilho: https://www.linkedin.com/in/kleber-carrilho-phd-14ba958/
Vagas esgotadas. Visite o site do 5º EIGEDIN e se inscreva nos minicursos disponíveis.
Minicurso 4 – A Anatomia do Artigo Científico
Ementa: O resultado de uma pesquisa básica ou aplicada comumente é apresentado e publicizado na forma de artigo científico, também chamado de paper. Conhecer a estrutura para melhor explicitar esse conhecimento científico demanda técnicas e normatização adequadas. Isso é importante não só para uma apresentação “anatômica”, mas também para ordenar a montagem do quebra-cabeça dos conteúdos decorrentes do processo de pesquisa, de modo a facilitar uma leitura visual e, posteriormente, instigar o estudo pormenorizado do paper. O curso oportuniza a aprendizagem sobre os elementos essenciais desta importante peça de comunicação científica.
Público-Alvo: Estudantes, professores e pesquisadores da graduação e pós-graduação que desejem dissecar o artigo científico e observar sua estrutura e boas práticas.
Com:
Helen Fischer Günther: http://lattes.cnpq.br/4650427711613102
Maria Emilia Martins da Silva Garbuio: http://lattes.cnpq.br/6360749673483284
Vagas esgotadas. Visite o site do 5º EIGEDIN e se inscreva nos minicursos disponíveis.
Minicurso 5 – Custos x Precificação: acerte no valor de venda
Ementa: Para acertar no valor de venda de um produto ou serviço, é preciso conhecer todos os elementos que o compõem. Como por exemplo, os custos, despesas e até mesmo o lucro desejado naquela transação. O minicurso contemplará as seguintes linhas de conhecimento: – Composição do valor de venda; – Definição de Custos; – Definição de Despesas; – Conceito sobre a Margem de Lucro e Mark-up; – Formação do valor de venda; – Determinação do valor de venda.
Público-Alvo: Estudantes de graduação (qualquer área) e profissionais do mercado.
Com: André Junior Santi Ortelan: https://www.linkedin.com/in/andre-ortelan-7238a562/?originalSubdomain=br
Vagas esgotadas. Visite o site do 5º EIGEDIN e se inscreva nos minicursos disponíveis.
Minicurso 6 – Equipes Autogerenciáveis: resultados são possíveis e atitudes são necessárias
Ementa: Com base em estudo de caso de implantação de várias equipes autogerenciáveis em uma empresa multinacional, abordar e avaliar o modelo e a filosofia das EAGs. A troca de experiências entre palestrante e participantes, possibilitará identificar os pontos a considerar em um processo de implantação para alcançar melhores desempenhos e resultados para empresas, lideranças, profissionais. Conforme tópicos: Por que as instituições/empresas implantam EAGs? Pontos de atenção a considerar antes da implantação. O propósito da empresa/instituição pertence a todos, do CEO aos colaboradores. Comunicação e informação inclusivas, claras e objetivas são a chave. Liderança x Poder. Liderança: um pilar importantíssimo em todas as fases. Liderança transformacional desenvolve pessoas e apoia a EAG. Fixação de Metas de equipe e individuais: todos devem conhecer seu papel. Autonomia real, regras claras aumentam a responsabilidade de cada membro da EAG. Motivação dos trabalhadores: o significado move o homem. Indicadores claros e acessíveis colocam todos no mesmo barco.
Público-Alvo: Profissionais de mercado, empresários, gestores, estudantes de graduação e pós-graduação, empreendedores, professores de cursos de gestão.
Com: Marli Donizeti de Oliveira: https://www.linkedin.com/in/marli-donizeti-oliveira-806018137/?originalSubdomain=br
Vagas esgotadas. Visite o site do 5º EIGEDIN e se inscreva nos minicursos disponíveis.
Minicurso 7 – Edificações de Interesse Histórico Patrimonial
Ementa: Conceito de Patrimônio Histórico e Monumento. Legislação Patrimonial. Materiais e Tecnologias tradicionais da Arquitetura Brasileira. Sistemas Construtivos. Ofícios tradicionais da construção civil. Materiais das construções antigas. Classificações estilísticas.
Público-Alvo: Estudantes de graduação e pós graduação em Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais, Engenharia, História ou Geografia.
Com: Marcelo Carlucci: http://lattes.cnpq.br/5012480667385885
Vagas esgotadas. Visite o site do 5º EIGEDIN e se inscreva nos minicursos disponíveis.
Minicurso 8 – O professor, o estudante e a leitura em sala de aula: uma história boa para ser vivida no dia a dia
Ementa: É sabido que a leitura não é uma atividade das mais prazerosas e preferidas dentre os estudantes em geral no ambiente escolar. Muitas vezes os estudantes não gostam de ler porque não percebem que o ato de ler pode lhes trazer prazer, diversão, satisfação, informação e que também é possível adquirir novos conhecimentos transformando assim a sua aprendizagem. Por outro lado, há o professor que nem sempre não possui conhecimento suficiente sobre como fazer da leitura – atividade tão necessária – uma motivação buscando assim incentivar os estudantes a se aprimorarem no ato de ler. O minicurso tem o objetivo de trazer à tona reflexões sobre as ações do professor e do estudante em sala de aula em relação à leitura.
Público-Alvo: Estudantes do curso de Pedagogia – Professores das diversas áreas da rede pública e particular.
Com: Jozil dos Santos: http://lattes.cnpq.br/1347262277869079
Vagas esgotadas. Visite o site do 5º EIGEDIN e se inscreva nos minicursos disponíveis.
Minicurso 9 – Planejamento Ambiental Urbano
*** Este minicurso tem a carga horária de 4 horas***
Ementa: Discussão do processo de planejamento e gestão ambiental do ambiente construído apresentando casos ambientais práticos, compreendendo o planejamento ambiental como um processo que considera fatores sociais, políticos, econômicos, institucionais, de gestão e do meio ambiente natural e construído – possibilitando a compreensão da realidade com exemplos práticos de ações e limitações do planejamento e gestão ambiental nas áreas urbanas nos dias atuais.
Público-Alvo: Acadêmicos e profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias.
Com: Rubens Silvestrini: http://lattes.cnpq.br/2400687687473404
Vagas esgotadas. Visite o site do 5º EIGEDIN e se inscreva nos minicursos disponíveis.