Minicurso: “Antropologia do Consumo: o método etnográfico aplicado à pesquisa de mercado”
Formulário para inscrições no Minicurso: “Antropologia do Consumo: o método etnográfico aplicado à pesquisa de mercado”
Palestrante: Asher Grochowalski Brum Pereira
Proposta: Nosso objetivo é demonstrar como o método etnográfico pode ser aplicado em pesquisas de mercado. Esse método se consagrou na Antropologia da primeira metade do século XX com trabalhos pioneiros, tais como os de Bronislaw Malinowski e Edward Evans-Pritchard. Nesse período, o método etnográfico era empregado para que os colonizadores ingleses pudessem conhecer os povos nativos das colônias africanas. Com efeito, os antropólogos se utilizavam da imersão nas sociedades nativas para produzir explicações sobre elas. A Antropologia do Consumo surge contemporaneamente com a proposta de empregar o método etnográfico consagrado pela Antropologia clássica para explicar o comportamento e a experiência das pessoas com determinados produtos. Desse modo, o método etnográfico, por se tratar de uma abordagem qualitativa, afigura-se como uma alternativa às formas de pesquisa de mercado quantitativas tradicionais. Por meio de exemplos atuais, discutiremos como o método etnográfico aplicado à pesquisa de mercado pode ser empregado a nível regional.
Data: 22/11
Horário: 19 às 20:30
Vagas: 40
Proposta: Nosso objetivo é demonstrar como o método etnográfico pode ser aplicado em pesquisas de mercado. Esse método se consagrou na Antropologia da primeira metade do século XX com trabalhos pioneiros, tais como os de Bronislaw Malinowski e Edward Evans-Pritchard. Nesse período, o método etnográfico era empregado para que os colonizadores ingleses pudessem conhecer os povos nativos das colônias africanas. Com efeito, os antropólogos se utilizavam da imersão nas sociedades nativas para produzir explicações sobre elas. A Antropologia do Consumo surge contemporaneamente com a proposta de empregar o método etnográfico consagrado pela Antropologia clássica para explicar o comportamento e a experiência das pessoas com determinados produtos. Desse modo, o método etnográfico, por se tratar de uma abordagem qualitativa, afigura-se como uma alternativa às formas de pesquisa de mercado quantitativas tradicionais. Por meio de exemplos atuais, discutiremos como o método etnográfico aplicado à pesquisa de mercado pode ser empregado a nível regional.
Data: 22/11
Horário: 19 às 20:30
Vagas: 40
- Além da inscrição no minicurso é necessário também se inscrever no evento através do link: https://eigedin.ufms.br/inscricao/
- Atenção, por gentileza, para não se inscrever em mais de uma oficina, curso ou minicurso que ocorram no mesmo dia e horário. No caso de inscrições em oficinas, cursos e minicursos simultâneos a comissão organizadora se reserva no direito de escolher qual curso o inscrito irá fazer, pois as vagas são limitadas.