Programação 2022
[16/11/2022] 13:00 (MS)/ 14:00 (BRT) – Mesa Redonda: Inovação Sustentável e Ecoinovações no Pantanal e Cerrado Sul-Mato-Grossenses
Palestrantes:
Claudia Brito Silva Cirani – Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho – PPGA / UNINOVE. Currículo
Ana Graziele Lourenço Toledo – Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Diretora do Câmpus de Aquidauana (CPAQ) da UFMS. Currículo
Nathalia Eberhardt Ziolkowski – Gestora de projetos socioambientais na Ecoa – Ecologia e Ação, Secretária Executiva da Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal – CerraPan. Currículo
Mediadora:
Daniela Althoff Philippi – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPAQ. Currículo
Descrição: A ecoinovação e inovação sustentável são elementos fundamentais no debate mundial sobre o desenvolvimento sustentável. A primeira refere-se que a inovação – historicamente antagônica à dimensão ambiental, como propulsora de um crescimento econômico desenfreado – seja aliada à preservação do meio ambiente e à redução de impactos negativos e riscos ambientais. A segunda, atrelada à primeira, busca, ainda, contribuir para a diminuição das desigualdades sociais e elevação da qualidade de vida. Considerando inovações de produto e processo, é perceptível a presença de esforços voltados à ecoinovação e à inovação sustentável nos biomas Cerrado e Pantanal em Mato Grosso do Sul. Estudos apontam características de ecoinovação e de inovação sustentável no extrativismo vegetal e de produtos derivados de frutos nativos, liderados especialmente por mulheres de assentamentos rurais no Cerrado, bem como na atividade de apicultura em comunidades isoladas no Pantanal. Outrossim, o apoio de outras organizações como universidades e Organizações Não Governamentais tem tido papel relevante no desenvolvimento de inovações nestas atividades. A mesa redonda propõe-se a discutir a ecoinovação e inovação sustentável, em especial nestes biomas, para reflexões e como estímulo à sua ampliação na agenda de pesquisa e desenvolvimento em inovação.
Público-Alvo: Estudantes, professores, pesquisadores, membros e líderes de comunidades extrativistas sustentáveis do cerrado e pantanal, Organizações Não Governamentais, empreendedores.
Assista Ao Vivo: | https://youtu.be/u4qOvboSPA4 |
________________________________________
[16/11/2022] 18:30 (MS) / 19:30 (BRT) – Abertura do Evento e Mesa-redonda: Novas dinâmicas da sociedade: desafios e soluções
Palestrantes:
Ivan Tiago Machado de Oliveira – Diretor do Núcleo Econômico da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). Currículo
Otaviano Canuto – Membro Sênior do Centro de Políticas do Novo Sul. Atuou como Vice-Presidente do Banco Mundial, Diretor Executivo no Banco Mundial, Diretor Executivo do Conselho de Administração do FMI, e Professor da FEA-USP e Unicamp. Currículo
Mediadores:
Sibelly Resch – Professora Adjunta da UFMS/CPNV. Currículo
Paulo Henrique O. Hoeckel – Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios na Universidade Federal da Grande Dourados (PPGAgronegócios/UFGD). Currículo
Assista Ao Vivo: | https://youtu.be/ih5aAM2hCRY |
________________________________________
[17/11/2022] 09:00 (MS)/10:00 (BRT) – Mesa-redonda: As boas práticas de gestão do conhecimento para o desenvolvimento territorial sustentável
Palestrantes:
Ana Alexandra Santos Delgado – Profesora del Departamento de Ciencias Empresariales, Universidad Técnica Particular de Loja – UTPL (Ecuador). Currículo
Gonzalo Leonardo Izquierdo Montoya – Universidad Técnica Particular de Loja – UTPL (Ecuador). Currículo
Eduardo Giugliani – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Currículo
Mediadora:
Ingrid Weingärtner Reis – Universidad Técnica Particular de Loja – UTPL (Ecuador). Currículo
Descrição: Revisão sobre as ações realizadas para a vinculação entre a universidade e a comunidade local, considerando a realidade do Equador e do Brasil. Discussão sobre propostas de modelos e metodologias para ampliar o desenvolvimento sustentável nas cidades a partir da contribuição da visão acadêmica. Intercambio de experiencias identificando as boas práticas e também as dificuldades encontradas, bem como as oportunidades para fortalecer o vinculo da quadruple hélice (acadêmica, governo, empresa e sociedade).
Público-Alvo: Estudantes, professores, profissionais da área de vinculação e extensão universitária, governos e iniciativa privada.
Assista Ao Vivo: | https://youtu.be/6gdOEpG2tuE |
________________________________________
[17/11/2022] 13:00 (MS)/14:00 (BRT) – Primeira Sessão de Apresentação de Trabalhos
Tempo de duração: 1h30
Consulte o Ensalamento: Link
Acesse a Sala de Apresentação:
SALA 01 | SALA 02 | SALA 03 | SALA 04 | SALA 05 |
SALA 06 | SALA 07 | SALA 08 | SALA 09 | SALA 10 |
SALA 11 | SALA 12 | SALA 13 | SALA 14 | SALA 15 |
________________________________________
[17/11/2022] 15:00 (MS)/16:00 (BRT) – Mesa-redonda: Perspectivas: o que é um ambiente favorável à inovação.
Palestrantes:
Davis Fernandes Ferreira – Instituto Interdisciplinar de Pesquisa e Desenvolvimento, C3I – P&D, Brasil. Currículo
Victor Menezes Vieira – Universidade Salvador – UNIFACS; Instituto Interdisciplinar de Pesquisa e Desenvolvimento, C3I – P&D, Brasil. Currículo
Debora Correia Rios – Universidade Federal da Bahia – UFBA. Currículo
Mediador:
Doneivan Ferreira – Instituto Interdisciplinar de Pesquisa e Desenvolvimento, C3I – P&D, Brasil. Currículo
Assista Ao Vivo: | https://youtu.be/NSFgzsQ_a28 |
________________________________________
[17/11/2022] 18:30 (MS)/19:30 (BRT) – Segunda Sessão de Apresentação de Trabalhos
Tempo de duração: 2h00
Consulte o Ensalamento: Link
Acesse a Sala de Apresentação:
SALA 16 | SALA 17 | SALA 18 | SALA 19 | SALA 20 |
SALA 21 | SALA 22 | SALA 23 | SALA 24 | SALA 25 |
SALA 26 | SALA 27 | SALA 28 | SALA 29 | SALA 30 |
SALA 46 | SALA 47 |
________________________________________
[17/11/2022] 20:30 (MS)/21:30 (BRT) – Terceira Sessão de Apresentação de Trabalhos
Tempo de duração: 2h00
Consulte o Ensalamento: Link
Acesse a Sala de Apresentação:
SALA 31 | SALA 32 | SALA 33 | SALA 34 | SALA 35 |
SALA 36 | SALA 37 | SALA 38 | SALA 39 | SALA 40 |
SALA 41 | SALA 42 | SALA 43 | SALA 44 | SALA 45 |
SALA 49 | SALA 50 |
________________________________________
[18/11/2022] 09:00 (MS)/10:00 (BRT) – Mesa-redonda: Perspectivas dos Programas de Pós-Graduação Profissionais no Brasil
Palestrantes:
Valcemiro Nossa – Professor e Diretor da FUCAPE Business School. Coordenador do dos cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Ciências Contábeis da Fucape. Currículo
Teresa Cristina Janes Carneiro – Pró-Reitora de Administração da UFES. Presidente do Comitê Gestor do PROFIAP – Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional. Currículo
Ricardo Bueno – Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). coordenador de Programa de Pós-graduação Profissional em Políticas Públicas (DPPP) da Enap. Currículo
Jorge Renato de Souza Verschoore Filho – Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Currículo
Mediador:
Paulo Augusto Ramalho de Souza – Coordenador e Professor do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Currículo
Assista Ao Vivo: | https://youtu.be/0mNCpLi31pg |
________________________________________
[18/11/2022] 13:00 (MS)/14:00 (BRT) – Mesa-redonda: Experiências exitosas em empresas do Agronegócio – casos Colômbia e Brasil
Palestrantes:
Jesús Rafael Fandiño Isaza – Docente de la Escuela de Ciencias Administrativas, Contables, Económicas y de Negocios en la UNAD CEAD Santa Marta (Colômbia). Currículo
Vladimir Jhosmell Baquero Márquez – Docente de la Escuela de Ciencias Administrativas, Contables, Económicas y de Negocios en la UNAD CEAD Santa Marta (Colômbia). Currículo
Antonio Zanin – Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA) e no Mestrado de Ciências Contábeis (UFMS/ESAN). Currículo
Mediadora:
Silvana Dalmutt Kruger – Professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA). Currículo
Assista Ao Vivo: | https://youtu.be/crGB6D-E268 |
________________________________________
[18/11/2022] 15:00 (MS)/16:00 (BRT) – Mesa-redonda: O que faremos com tudo o que aprendemos? Diálogo sobre como as Instituições de Ensino Superior estão tratando os benefícios incorporados à prática educativa no pós-pandemia? Relatos de práticas na América Latina
Palestrantes:
Artieres Estavao Romeiro – Universidad Técnica Particular de Loja UTPL (Ecuador). Currículo
Isabel Jimenez Becerra – Universidad La Salle (Colombia). Currículo
Letícia Alves Gomes Albertti – Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú (IFSC). Currículo
Ingrid Weingärtner Reis – Universidad Técnica Particular de Loja UTPL (Ecuador). Currículo
Mediadora:
Anahi Loureiro de Almeida Philbois – ProfBot- Microcursos para educação continuada em saúde Empreendedora da EdTech ProfBot e Auditora Estadual de Controle Externo no Tribunal de Contas de Estado de MS. Currículo
Descrição:A educação superior no contexto da pandemia de Covid-19 passou por uma serie de mudanças e transformações didática e curriculares, fruto da adaptação tecnológica acelerada. Instituições e professores seguiram trabalhando duramente durante a Pandemia do Covid-19. Alguns aspectos merecem análise no momento pós-pandemia. Que aprendizagens organizacionais foram relevantes? Como as organizações se prepararam para a gestão de riscos? Depois da Covid, existe ameaça de um retorno aos modelos didáticos pré-covid, com baixo ou escasso uso de tecnologias? Como as políticas publicas apoiam ou freiam as mudanças? Ao considerar as tecnologias da informação, o uso de ambientes virtuais como espaço para desenvolvimento da criatividade, a aplicação de metodologias ativas na virtualidade, a possibilidade do compartilhamento de conhecimentos de maneira mais dinâmica, e outros mais, qual o futuro da educação superior na América Latina? Esta mesa se propõe dialogar sobre a experiência do momento de transição para o pós-pandemia vivido em três países: Brasil, Equador e Colômbia. Como as Universidades nestes três contextos estão absorvendo estas novidades? Que experiências alunos, docentes e comunidade educativa em geral seguirão adotando e que aspectos estão dispostos a abrir mão?
Público-Alvo: Estudantes, Docentes e Profissionais interessados em se atualizar e refletir sobre tendências e novas perspectivas para o futuro da educação.
Assista Ao Vivo: | https://youtu.be/MyyBy669zRo |
________________________________________
[18/11/2022] 19:00 (MS)/20:00 (BRT) – Mesa-redonda: Roda de Conversas com Empresários
Tema: Oportunidades para desenvolvimento de negócios
Palestrantes:
Felipe Cunha – Empresa Beupse Metaverso. Link
Pedro Haag – Empresa Costa Oeste Containers. Link
Cássio Aoqui – Consultoria PonteAponte. Link
Lucas Aguirre – Empresa ENG Soluções Tecnológicas. Link
Alessandra Marcelino – Grupo MapBusiness. Link
Assista Ao Vivo: | https://youtu.be/DsYyIqWFLJs |
________________________________________
[19/11/2022] MINICURSOS
Minicurso – Registrando a propriedade intelectual de inovações verdes
Ministrante – Ana Graziele Lourenço Toledo & Leonardo Augusto de Campos
Área – Administração, Economia, Ciências Contábeis e Negócios.
Descrição: As inovações sustentáveis abarcam propostas que apresentam ganhos econômicos, ambientais ou sociais. Especificamente as inovações verdes tem se destacado tanto nos projetos de P&D quanto na busca por ganhos econômicos obtidos pela exploração da propriedade industrial de modelos de utilidade ou invenções. Neste minicurso os participantes conhecerão o processo de desenvolvimento de inovações verdes e o passo-a-passo para efetuar o registro da propriedade industrial no Brasil e em outros países signatários do PCT (tratado de cooperação de patentes).
______________________________________
Minicurso – Os benefícios da aplicação do ciclo BPM
Ministrante – Paulo Cesar Schotten
Área – Administração, Economia, Ciências Contábeis e Negócios.
Descrição: Apresentar o ciclo BPM (Business Process Management) como ferramenta para aumentar a eficácia organizacional, alcançando resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.
______________________________________
Minicurso – Processos de Sucessão Familiar na Gestão de Pequenos Negócios
Ministrante – Fabiano Greter Moreira
Área – Administração, Economia, Ciências Contábeis e Negócios.
Descrição: A gestão familiar, para Domingos Ricca (2007), deve acontecer em longo prazo, não misturando as relações afetivas de família com a gestão da propriedade, sendo que o acesso dos membros da família para a sucessão do comando dependerá da motivação e interesse do mesmo. Porém, o tomador de decisão deverá realizar o planejamento de formação da sucessão dos líderes, de acordo com os interesses e a satisfação das necessidades pessoais de seus membros. De acordo com João Bosco Lodi (1987), a família, mais precisamente o fundador e/ou gestor da propriedade, é o principal responsável pelas futuras gerações no negócio. É nele que se concentra a sobrevivência da empresa, bem como suas relações e a maturidade de superar os desafios na fase de sucessão.
______________________________________
Minicurso – Mapas Conceituais: Aplicações no Ensino e na Pesquisa
Ministrante – Ítalo de Paula Casemiro
Área – Educação.
Descrição: A proposta do curso é apresentar e contextualizar o que são os mapas conceituais e, oferecer uma visão geral do uso deste recurso com o auxílio do software livre CMaptools. Os mapas conceituais foram desenvolvidas na década de 70 pelo pesquisador e professor norte-americano Joseph Novak. Trata-se de um diagrama ou ferramenta gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias. A partir da compreensão teórica, é possível aplicar os mapas para diferentes fins, tanto para o ensino, como para a pesquisa científica. Assim, o curso visa oferecer uma visão teórica e prática sobre os mapas conceituais.
______________________________________
Minicurso – Patologia das Construções.
Ministrante – Eleana Patta Flain
Área – Arquitetura e Urbanismo.
Descrição: No curso de Patologia das Construções serão apresentadas as principais patologias, causas, conseqüências, algumas terapias e medidas de controle a fim de se eliminar ou minimizar tais problemas nas obras arquitetônicas e de engenharia civil. Os principais objetivos são descrever as patologias que mais comumente ocorrem nas estruturas de concreto armado, nas vedaçoes e acabamentos de edifícios, assim como as principais causas destas anomalias, sejam elas associadas ao projeto, construção, uso e manutenção da edificação. Apresentação de estudos de caso.
______________________________________
Minicurso – Oficina de Cartografia Temática
Ministrante – Giovane Silveira da Silveira
Área – Ciências Sociais e Humanas.
Duração: 4 horas
Descrição: A presente oficina de Cartografia Temática tem com objetivo a confecção de produtos cartográficos que representem a distribuição espacial da população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para os municípios brasileiros no ano de 2021 na escala de unidade da federação e de região geográfica intermediária. O participante da disciplina acompanhará o ministrante na confecção de dois produtos cartográficos, o primeiro referente ao Estado de Mato Grosso do Sul e o segundo para a Região Geográfica Intermediária de Dourados. A partir da metodologia utilizada pelo ministrante, o participante terá condições de reproduzir tais confecções cartográficas para toda Unidade da Federação ou Região Geográfica Intermediária do território brasileiro.
Importante: Para acompanhar as atividades da Oficina de Cartografia Temática é necessário que o participante acesse os materiais e as instruções preliminares que estão disponíveis no seguinte link: https://bityli.com/zCdZSwet. Qualquer dúvida pode-se contatar o ministrante por meio do seguinte e-mail giovane@uems.br
______________________________________
Minicurso – Motivação, Saúde Mental e Trabalho: contribuições da Psicologia.
Ministrante – Luciana Codognoto da Silva
Área – Ciências Sociais e Humanas.
Descrição: O presente minicurso tem como objetivo abordar o conceito de motivação sob olhares das chamadas Grandes Escolas da Psicologia, como: o Behaviorismo, a Psicanálise e a Teoria das Necessidades Humanas. Mediante as contribuições de diferentes linhas teóricas da ciência psicológica, busca-se problematizar como a motivação ou a falta dela influencia no desempenho humano nas organizações (família, trabalho, escola, etc) e, mais especificamente na saúde mental no trabalho. Para tanto, este minicurso dialogará com os seguintes pensadores da Psicologia: Skinner, Freud e Maslow a respeito dos comportamentos conscientes e respondentes, inconscientes e das necessidade básicas da vida humana, respectivamente. Este olhar amplo sobre o conceito de motivação possibilitará ao participante a compreensão dos fatores que motivam um sujeito a determinadas ações.
______________________________________
Minicurso – Interação remota: como fazer reuniões e criar conhecimento usando o Miro
Ministrante – Anahi Loureiro de Almeida Philbois & Ingrid Weingärtner Reis
Área – Multidisciplinar.
Descrição: Trabalhar em equipes remotas se mostrou um grande desafio, seja no mundo corporativo para apresentar projetos ou em ambientes de aprendizagem/ensino para tornar as aulas mais cativantes. Em um mundo de pandemia e isolamento físico, mas altamente conectado, algumas ferramentas para promover interação, criar e transmitir conhecimento se apresentam especialmente importantes, e nesta oficina vamos demonstrar como trabalhar com uma delas: o MIRO, uma plataforma virtual de lousa digital desenvolvida para facilitar a interação.
______________________________________
Minicurso – A importância do transporte rodoviário no preço da soja
Ministrante – Davi Guimarães Soares & José Francisco Reis Neto
Área – Engenharias.
Descrição: Considerando que o transporte rodoviário representa parcela significativa nos custos operacionais, o minicurso tem como objetivo debater sobre a identificação do custo médio do transporte rodoviário da soja sul-mato-grossense para exportação.
______________________________________
Minicurso – Estratégias de storytelling como metodologia ativa
Ministrante – Anahi Loureiro de Almeida Philbois & Ingrid Weingärtner Reis
Área – Multidisciplinar.
Descrição: As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa. O storytelling atua como um poderoso incentivador para o desenvolvimento de compreensão favorecendo o aprendizado, por meio de problemas e situações reais. Mas existem estratégias para “encaixar” o conhecimento que se quer veicular dentro de uma narrativa bem construída e atraentes para os ouvidos dos seus alunos.
______________________________________
Minicurso – A utilização dos recursos audiovisuais nas aulas de Sociologia do Ensino Médio
Ministrante – Silvino Aréco
Área – Educação.
Descrição: O desenvolvimento das novas tecnologias da informação e comunicação provocou um grande impacto no campo da educação. Nesse sentido, a proposta desse minicurso acerca do uso de recursos audiovisuais nas aulas de Sociologia do Ensino Médio buscará partir das Orientações Curriculares do Ensino Médio/Sociologia apresentar num primeiro momento os princípios epistemológicos que caracterizam o ensino das Ciências Sociais, quais sejam o estranhamento e a desnaturalização; na sequência, vamos examinar os princípios metodológicos que orientam o ensino da disciplina, verificáveis em três recortes: conceitos, temas e teorias que devem nortear a escolha do conteúdo áudio visual.
______________________________________
Minicurso – Impacto do custo do transporte rodoviário no preço da soja
Ministrante – Davi Guimarães Soares & José Francisco Reis Neto
Área – Engenharias.
Descrição: Considerando que o transporte rodoviário representa parcela significativa dos custos operacionais, o minicurso tem como objetivo apresentar um modelo de composição de custo para identificação do impacto do custo médio do transporte rodoviário no preço da soja sul-mato-grossense para exportação.
______________________________________
Minicurso – Democracia e cidadania no ambiente escolar
Ministrante – Tatiana Braz Ribeiral
Área – Multidisciplinar.
Descrição: O presente minicurso tem por objetivo apresentar ao cursista uma reflexão acerca da importância da educação política no ambiente escolar para a transformação social. A proposta visa refletir a respeito do tema da democracia nas escolas, em especial, do caráter político que envolve as relações sociais no interior do espaço escolar. Sobretudo, o minicurso visa abordar as formas de participação política, as relações de poder presentes neste ambiente e o papel da política das relações cotidianas. O objetivo principal é debater a importância do exercício de práticas democráticas nos ambientes escolares. Quanto maior a importância que a comunidade escolar atribui à educação política maior é o estímulo ao exercício de uma cidadania ativa e, consequentemente, do amadurecimento da democracia.
______________________________________
Minicurso –Você conhece o submundo interpessoal?
Ministrante – Andrea Duarte de Souza Correa Leite
Área – Multidisciplinar.
Descrição: Propiciar ao participante reflexões sobre o entendimento acerca da maturidade humana e nossa capacidade de estabelecer pontes facilitadoras para viver bem no campo profissional. Por isso vamos debater sobre a necessidade de se sentir incluído, de ter controle sobre as coisas e as pessoas e por fim a necessidade de afeição. Nesse contexto, aprendemos a entender nosso submundo interpessoal.